I Expedição Rumo ao Pico da Bandeira
voltar
   

A Tropa Centauro do Grupo Escoteiro do Ar “Brasil” realizou entre os dias 01 e 04 de maio mais uma de suas atividades radicais. Os seniores Allan, Mateus, Rafael Lemos e Pedro e a guia Paloma com a orientação dos chefes Antonio Nelson e Andréa e ainda o apoio de Amarildo, Rafhit e Randerson participaram da I Expedição rumo ao Pico da Bandeira (3º maior Pico do Brasil com 2.892 m de altitude) no Parque Nacional do Caparaó.

A Atividade contou ainda com o apoio da comunidade católica da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Divino de São Lourenço, mais especialmente na figura do Padre Olímpio que acolheu o grupo dando-nos todo o apoio logístico e espiritual para o Grande Desafio.

A atividade deu-se inicio ainda na madrugada do dia 1º de maio com a viagem propriamente dita (deslocamento) para o estado do Espírito Santo – cidade de Divino de São Lourenço. Chegando lá fomos calorosamente acolhidos pelo Padre Olímpio e toda a comunidade. Depois de um breve período de descanso, fizemos uma atividade comunitária com uma breve explanação sobre o que é escotismo e o que fazemos. Tivemos atividades de avião de papel, foguete de garrafa pet, adestramento de nós, luta de bastão e dança escoteira. É impressionante como todos gostaram e se envolveram... foi uma experiência riquíssima para a Tropa.

Iniciamos nossa sexta feira (dia 02) com uma missa às 7 horas na Capela do Santíssimo celebrada pelo Padre Olímpio especialmente para abençoar nosso desafio. Refletiu-se também sobre a importância da partilha, tanto material como de valores. Depois de um gostoso café da manhã, fizemos uma caminhada pela cidade que incluiu uma visita à uma creche. Novamente a interação com a comunidade (crianças de 2 à 5 anos) foi riquíssima.

Nesse mesmo dia, após o almoço, iniciamos nossa expedição nos deslocando para o Parque Nacional do Caparaó para a montagem de nosso acampamento-base na Casa Queimada (lado do Espírito Santo do Parque e do Pico) à 2.400 m de altitude. Foi desse acampamento-base que iniciamos nossa caminhada de ascensão para o Pico da Bandeira na madrugada do dia 03. Foram mais ou menos 4 horas de caminhada íngreme rumo ao Pico, numa temperatura em torno de 1ºC, com ventos jamais imagináveis, mas com uma recompensante vista do nascer do sol às 5:20h no Pico da Bandeira.  A subida pelo lado capixaba é mais curta que pelo lado mineiro, porém é mais puxada e com um visual mais bonito. Na descida, já de dia, pudemos apreciar a vista de todo o vale, incluindo o Pico do Cristal (6º mais alto do Brasil com 2.770 m de altitude - podendo ser alcançado pelos mais aventureiros com mais 1 hora de caminhada – nós não o fizemos), o Pico do Calçado (com 2.768 m de altitude sendo passagem obrigatória para quem vai ao Pico da Bandeira) e a Pedra Duas Irmãs (também passagem obrigatória).

Finalmente, depois da missão de chegar ao cume do Pico da Bandeira cumprida, levantamos acampamento e retornamos para a comunidade paroquial. Agora é hora de descansar para iniciar no domingo nossa viagem de volta.

Nós, chefes e adultos voluntários de apoio, temos a certeza de que as histórias de companheirismo e superação dessa atividade ficarão para sempre marcada na vida da Tropa Centauro e na vida de cada um desses jovens!!!!!!!

E não se esqueçam: para que essa atividade acontecesse com êxito foram meses de preparação e organização.

SEMPRE ALERTA!!!!!!!!!!!!!

Vejam o ÁLBUM DE FOTOS deste evento!

Compartilhar essa informação:
   

Rua Visconde de Sabugosa, 231 - Chácara do Visconde - Taubaté/SP
Todos os Direitos Reservados © Copyright 2018
Desenvolvido por Fábrica5